O verão está a chegar e, apesar do clima quente trazer boas energias e muitas vantagens à nossa saúde, as temperaturas altas podem trazer consequências indesejáveis para os nossos felinos e, em alguns casos, até graves, por isso todo o cuidado é pouco na hora de expor o seu gatinho às temperaturas mais quentes. A este respeito, é bom esclarecer que os gatos têm uma temperatura corporal mais elevada do que a dos humanos, (entre 38ºc e 39ºc), o que lhes permite tolerar um pouco melhor o calor, no entanto precisamos garantir que eles se mantêm confortáveis e que não ficam superexpostos ao sol e ao calor.

 

1 – Golpe de calor

Quando o seu pequenote é incapaz de regular a temperatura corporal, pode ocorrer um golpe de calor e, nesses casos, estar atento aos sinais e agir rapidamente é fundamental para que o possa ajudar. Alguns dos principais sintomas são:

  • respiração rápida e ofegante
  • inquietação
  • arfar “respirar de boca aberta”
  • pulsação aumentada
  • vómitos
  • temperatura corporal acima do 39.5º
  • falta de apetite.

Se detetar a acentuação destes sintomas, deve entrar em contacto com o seu médico veterinário o mais rapidamente possível, bem como mover a sua mascote para um local mais fresco e arejado, podendo, também, molhar as almofadas plantares com álcool numa tentativa de baixar a temperatura corporal. Importa ressalvar que, em caso de o seu gatinho ser idoso, ter excesso de peso, doenças cardíacas ou pulmonares ou mesmo o focinho achatado, deve manter uma vigilância mais apertada.

2- Hidratação

Para que o seu gatinho se mantenha fresco e hidratado, é importante que tenha sempre à sua disposição água fresca e, de preferência, utilize fontes de água, pois estimulam a ingestão voluntaria e assemelham-se à água corrente dos lavatórios e bidés que eles tanto gostam. A este propósito, poderá encontrar a solução mais adequada ao seu gato na nossa pet shop.

3 – Horas de passeio e brincadeiras

Se costuma deixar o seu gato ir ao exterior, evite fazê-lo entre as 12 e as 17 horas, pois são os períodos de maior calor, havendo o risco de sofrerem desidratação ou mesmo um golpe de calor. Para brincar com o seu felino em casa, pode utilizar alguns cubos de gelo numa superfície dura – ele vai adorar!

4- Casa fresca e segura

Mantenha os estores e as janelas fechadas de modo que o seu espaço se mantenha fresco e com sombra. Além disso, os gatinhos têm por hábito subir às janelas e quando as mesmas estão abertas, esse comportamento pode tornar-se perigoso, pois podem cair das janelas ou varandas.

5 – Desparasitação

O verão é a época com mais parasitas e estes podem causar diversas doenças e um enorme desconforto ao seu gatinho. Aconselhamos que a desparasitação seja um cuidado realizado durante todo o ano, contudo importa que tenha um cuidado redobrado nesta época, tanto com a externa como com a desparasitação interna regular “de 3 em 3 meses”.

6 – Tratamento do pelo

Aconselhamos que faça uma escovagem frequente do pelo do seu gatinho, de modo a evitar nós e acumulação de pelo morto. Se o seu gato for de pelo longo ou muito peludo, faça uma tosquia completa ou apenas higiénica. Esta ação ajudará a aliviar o calor e a deixar os seus pequenotes mais confortáveis. Deverá, também, escovar com mais frequência, uma vez que no tempo mais quente eles têm tendência a lamber-se com mais frequência para se refrescarem, o que origina a ingestão de mais pelo. Por essa razão deve administrar malte com mais regularidade para evitar as bolas de pelo.

7- Protetor solar

O Uso de protetor solar específico, principalmente, nas orelhas e nariz é indicado para proteger a sua mascote nos dias mais quentes e solarengos. No caso de gatinhos de pelo curto ou brancos, o uso de protetor solar específico para a espécie é ainda mais relevante.

 

Seja verão ou outra qualquer estação, sabia que pode contar com o Hospital Veterinário +Ani+ todos os dias do ano. Se achar que o seu gato não se encontra bem, se verificar algum dos sintomas acima descritos ou anomalias no comportamento so seu animal de companhia, não hesite em contactar-nos.

O nosso Hospital conta também com serviços de grooming e pet shop que o poderão ajudar a proporcionar um excelente verão ao seu “bigodes”.

 

Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!

Artigo escrito pela Auxiliar de Veterinária Marta Teixeira do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+.

Marta Teixeira