Sabia que a ingestão de veneno dos ratos, também conhecido por raticida ou rodenticida, é a causa mais comum de intoxicação observada no nosso hospital?
Estas substâncias, muito frequentemente colocadas nos espaços exteriores para o controlo de pragas, são altamente tóxicas para os nossos animais de estimação na medida em que interferem com o processo de coagulação do sangue podendo levar a múltiplas hemorragias e consequentemente á morte.
Os efeitos do veneno podem levar vários dias a manifestar-se e dependem da quantidade ingerida e do tipo de veneno. Os sinais clínicos são variáveis: prostração, fraqueza, mucosas pálidas, dificuldade respiratória, diarreia/vómitos com sangue, hemorragia nasal, presença de hematomas, entre outros.
O que fazer caso a sua mascote tenha ingerido veneno dos ratos?
Deve ser vista imediatamente por um médico veterinário!
Se a ingestão do veneno ocorreu há pouco tempo, é possível induzir o vómito de modo a minimizar ou mesmo impedir a sua absorção. Por outro lado, caso haja a possibilidade da coagulação do sangue já estar afetada, o tratamento com o antídoto, vitamina K, deve ser iniciado o mais rapidamente possível. Em casos mais avançados, o paciente terá de ser internado, podendo ser necessária a realização de transfusão de sangue e outros procedimentos.
Estamos disponíveis 24h!
Desta forma, se notar alguma alteração no seu animal e souber da possibilidade de ingestão de algum tipo de veneno, consulte com emergência o seu médico veterinário. No +Ani+ estamos disponíveis 24h para o ajudar em qualquer tipo de emergência.
Para mais informações sobre este e outros temas, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Artigo escrito pela médica veterinária Diana Carvalho do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+