A Esgana é uma doença provocada por um vírus que se instala nos pulmões, trato intestinal e trato nervoso dos animais. Apresenta uma taxa de mortalidade bastante elevada. E afeta sobretudo cães jovens não vacinados.

Transmissão

Normalmente ocorre através do contacto direto entre animais. Pode ocorrer também através de espirros ou secreções oro-nasais. Note-se que os seres humanos não são infetados com este vírus, porém, podemos transmitir o vírus através das nossas roupas, luvas ou mãos contagiadas.

Sintomatologia

  • No trato respiratório: febre, tosse, espirros, corrimentos nasais e oculares;
  • No trato intestinal: diarreia, vómitos, anorexia, perda de peso;
  • No trato neurológico: convulsões, paralisia, tremores, fraqueza, desorientação.

Diagnóstico

Nem sempre é fácil de diagnosticar e às vezes o quadro torna-se fatal e rápido demais. Para alem dos exames de rotina extremamente necessários existem testes laboratoriais específicos que permitem determinar a presença do vírus nas fezes ou nas secreções nasais.

Tratamento

Não há um tratamento específico, o tratamento é sempre baseado nos sintomas e por norma o animal tem de ser hospitalizado vários dias.

Prevenção

Fundamentalmente através da vacinação e assim que possível deverá iniciar a vacinação no seu cachorro (a partir doas 6 semanas).

Animais com esgana ou com suspeita deverão ficar completamente isolados dos outros animais. Cachorros sem vacinas ou no início do protocolo vacinal devem evitar andar em locais com animais potencialmente doentes ou não vacinados.

Prognóstico

O prognóstico é reservado, sendo que apresenta uma elevada taxa de mortalidade.

 

Para saber mais sobre esta doenças ou obter qualquer esclarecimento adicional e aceder a aconselhamento especializado, marque a sua consulta connosco.

Saiba mais sobre este e outros assuntos e serviços no nosso site e nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Artigo escrito pela médica veterinária Ana Pereira do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+

Ana Pereira