Antes de adotar um cachorro de raça grande…
Quando nos responsabilizamos por um bebé que sabemos que pode vir a ser um matulão, temos de ter em conta alguns fatores:
- Vou ter tempo para o passear?
- Vou ter tempo para o educar?
- Vou ter disponibilidade para o alimentar convenientemente?
Estes são alguns dos fatores que devem ser tidos em conta antes de se ter qualquer cachorro. Quando falamos de raças grandes, devemos ter consciência de que estes fatores podem vir a multiplicar-se!
A alimentação
Nestes casos, desde cachorros que a alimentação é fundamental. Deve dar-lhe uma boa ração, apropriada ao tamanho futuro do seu amigo. Pode ser necessário o uso de condroprotetores, que vão ajudar as articulações e ossos a crescerem mais saudáveis face ao stress de forças a que vão estar sujeitos.
A saúde
Os cães de raça grande têm predisposição a doenças como sejam a displasia da anca, pelo que o seu despiste deve ser feito precocemente (7 meses de idade se não houver sintomas). Como cachorros que são, na maioria das vezes, são muito energéticos e não têm noção do seu tamanho, pelo que devemos adequar as brincadeiras, tendo sempre cuidado com pisos escorregadios e saltos mal dados!
O comportamento
Passando a parte da comidinha e dos stresses de crescimento, temos de refletir que um adulto de 50kg a fazer asneiras, será com certeza diferente de um adulto de 10kg… Se não tiver o conhecimento ou o tempo necessário para o ensinar, recorra a profissionais. No nosso hospital vai encontrar ajuda e conselhos básicos junto dos médicos veterinários, mas pode também marcar uma 1.ª análise com um dos nossos treinadores que o podem ajudar a organizar aulas para que se propicie um futuro tranquilo e recheado de brincadeiras saudáveis!
Para realizar uma consulta com um dos nossos médicos veterinários e obter as informações de que necessita, assim como saber mais sobre os nossos treinadores e como se procedem os treinos, contacte-nos pelo 935 450 515 ou através do nosso Facebook ou Instagram.
Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!
Artigo escrito pela médica veterinária, cirurgiã e diretora clínica do Hospital Veterinário +Ani+ Sara Curvelo para o Blog +Ani+