A resposta a essa pergunta é NÃO.
Ainda existe a crença popular de que, se um medicamento pode ser dado a um bebé com segurança, também pode ser administrado sem qualquer problema a um animal de estimação. Esta crença está errada.
Paracetamol em gatos
O paracetamol, que é o princípio ativo do ben-u-ron e de outros medicamentos semelhantes, não pode ser administrado em gatos uma vez que é uma substância tóxica para esta espécie. Devido a uma série de particularidades genéticas dos gatos, a metabolização do paracetamol a nível hepático resulta na formação de compostos que causam danos celulares no fígado conduzindo à falência hepática. Por outro lado, no sangue, estes compostos ligam-se aos eritrócitos (glóbulos vermelhos) de forma irreversível, impedindo que estes realizem as trocas gasosas necessárias para ocorrer oxigenação dos tecidos, e levando à sua destruição e consequentemente à morte. A dose tóxica e potencialmente fatal em gatos varia aproximadamente entre os 50 a 100mg/kg existindo, contudo, gatos com tolerâncias inferiores.
Os sinais clínicos, que podem ter início até cerca de 24 horas após a ingestão, podem incluir:
- Fraqueza e prostração
- Náuseas/vómitos
- Diarreia
- Dificuldade respiratória
- Cianose (mucosas da boca com coloração azulada devido à falta de oxigenação)
- Edema da face e patas
- Urina com coloração acastanhada
Paracetamol em cães
Relativamente aos cães, o paracetamol pode ser administrado em situações específicas, para controlo da dor ou como anti-pirético (para prevenir ou reduzir a febre), mas apenas em doses ajustadas ao seu peso e exclusivamente por indicação de um médico veterinário.
No caso de ingestão de paracetamol, o seu patudo deve ser consultado imediatamente por um médico veterinário de forma a iniciar a terapêutica adequada o mais rapidamente possível. A quantidade de paracetamol ingerida e a celeridade do tratamento são os fatores chave para a determinação do sucesso do tratamento.
Se o seu gato ou cão não estão bem, seja a que horas for, contacte o Hospital Veterinário +Ani+, pois temos um médico veterinário disponível 24h para a sua mascote! Não corra riscos, não medique o seu companheiro de quatro patas sem a indicação médica veterinária.
Qualquer dúvida, estamos disponíveis pelo habitual 935 450 515 ou através de email, do nosso Facebook ou Instagram.
Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!
Artigo escrito pela médica veterinária Diana Carvalho do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+