Sabia que, em determinados animais, a inseminação artificial pode ser a forma mais segura de atingir uma gestação? Preparamos um resumo de tudo o que necessita de saber sobre inseminação artificial em animais com 5 simples perguntas:
1 – Quando é aconselhável inseminação artificial?
A inseminação artificial animal é um método aplicável quando a monta natural não é possível, como por exemplo em animais com patologias ortopédicas, animais muito dominantes, fêmeas receosas ou com alterações anatómicas como estrituras vaginais.
2 – Como funciona o processo de inseminação artificial?
A inseminação pode fazer-se a partir de sémen fresco, colhido no momento em que vai ser utilizado, ou a partir de sémen refrigerado ou congelado. Quando se utiliza sémen armazenado refrigerado ou congelado é inclusive possível inseminar fêmeas que residam em locais distintos do macho evitando, desta forma, a deslocação do animal. Este processo é bem tolerado pela fêmea e, se feito com os cuidados adequados, poderá ter uma eficácia bastante similar à da monta natural.
3 – Quais os cuidados que contribuem para o sucesso da inseminação artificial?
Para podermos atingir sucesso na inseminação existem alguns cuidados essenciais que devemos seguir:
- Determinar o momento adequado para a realização do procedimento, através de avaliações regulares da fêmea, com citologias vaginais e análises hormonais sanguíneas que nos auxiliam a determinar o momento da ovulação;
- Instituir um calendário de inseminação, de forma a maximizarmos a quantidade de ovócitos que são fecundados. Este processo determina não só o sucesso da inseminação como maximiza o tamanho da ninhada.
4 – Quando é possível confirmar o sucesso da inseminação artificial?
A gestação pode ser confirmada a partir dos 21 dias após a inseminação, através de uma ecografia abdominal que nos permite observar as vesículas embrionárias e o respetivo embrião.
5 – Como deve ser realizado o acompanhamento da gestação?
O acompanhamento da gestação auxilia a avaliação do sucesso da inseminação, bem como da viabilidade e o número de bebés que irão nascer.
Ao longo da gestação vão sendo realizadas ecografias que permitem avaliar o crescimento dos fetos e o seu correto desenvolvimento, sendo possível medir o seu diâmetro cefálico, o comprimento de alguns ossos e ainda visualizar o ritmo cardíaco através de tecnologias de imagem avançadas.
À medida que a data esperada de parto se aproxima é aconselhável realizar um exame radiográfico para podermos fazer a contagem dos bebés. Este procedimento é essencial e possibilita uma correta e atenta assistência do parto por parte dos tutores em casa.
Para o cálculo do dia do parto, na fase final da gestação, é aconselhada a monitorização da concentração de progesterona sanguínea. Este parâmetro associado à cuidadosa metodologia de acompanhamento de gestação praticada no nosso hospital veterinário permite detetar de forma precoce qualquer problema que possa colocar em causa a saúde dos bebés e da progenitora.
Na altura do parto, o aparecimento e qualquer evento anómalo ou situação menos fácil de gerir em casa leva a que muitas vezes tenha de haver intervenção médica ou mesmo cirúrgica de forma a garantir o bem-estar do animal.
Em todas as fases do processo, desde a inseminação até ao parto, pode contar com o nossa equipa especializada e equipamento avançado que nos permite de forma rápida e fidedigna aferir o melhor procedimento a fazer para potenciar o sucesso da gravidez. O Hospital +ANI+ dispõe de um laboratório analítico próprio com possibilidade de medições hormonais que nos permitem numa questão de minutos tomar as melhores decisões médicas para a saúde dos seus animais. Assim como temos sempre disponível pessoal especializado e ecógrafos de elevada qualidade que nos permitem a avaliação morfológica e funcional dos bebés
Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional por favor contacte-nos através do 935 450 515, ou através das nossas redes sociais de Facebook e Instagram.
Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!
Artigo escrito pela médica veterinária Helena Monteiro do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+