Que vacinas estão disponíveis?
Esta é uma pergunta que frequentemente ouvimos em consulta. Queremos que o nosso melhor amigo esteja bem protegido, mas por vezes a informação é confusa. Pois se tem dúvidas, estamos aqui para o ajudar!
Num mundo ideal, a 1ª vacina deve ser feita ainda quando o cachorro está com a mãe, entre as 6 e a 8 semanas de idade. Não vale a pena ter muita pressa e vacinar antes, pois os anticorpos da mãe (defesas maternas) podem interferir com a eficácia da vacina. Assim, fazemos uma 1ª vacina nesta altura, contra as 2 doenças mais mortais em cachorros: esgana e parvovirose. Em cada 3 a 4 semanas devemos fazer o reforço destas doenças e inserimos outros vírus, fazendo o que vulgarmente se chama de vacina polivalente. É importante de salientar que o último destes reforços de vacina tem de ser após as 16 semanas de idade. Só nessa altura é que o patudo está protegido, e só nesta altura é que pode vir à rua. Infelizmente, a altura mais importante para eles conhecerem o mundo e sociabilizarem, é também a altura mais suscetível de apanharem doenças mortais…
Aos 3 meses fazem a primeira toma da vacina da Raiva, a qual deve ser repetida ao ano de idade.
E assim temos o nosso amigo pronto para se defender das doenças mais graves e/ou obrigatórias. Mas a profilaxia não se fica por aqui!!! Ainda relativamente à vacina polivalente, aos 7 meses temos de repetir, e aí sim, vêm as boas noticias!!!! Tanto a polivalente como a vacina da raiva (esta aos 12 meses), passam a dar para 3 anos, sendo que a vacina a fazer anualmente é apenas a da prevenção para a leptospirose.
Mas se julga que podemos ficar por aqui, infelizmente não. São vários os riscos que ainda podemos correr, mas com uma letalidade muito inferior, pelo que são vacinas muitas vezes subvalorizadas pelos tutores, mas não são menos importantes! A leishmaniose e a traqueobronquite infeciosa (tosse do canil) são menos letais, mas também muito graves, já que se não forem detetadas a tempo podem comprometer vários órgãos do corpo. Estas vacinas devem ser administradas após os 6 e 4 meses respetivamente e dependendo do tipo de vacina utilizado podem nem vir a precisar de reforço!!!
Informe-se com o seu veterinário e esclareça todas as suas dúvidas. Proteja o seu melhor amigo. Aposte na prevenção!
A equipa do +Ani+ está 100% disponível para o esclarecer e ajudar no plano de vacinação. Contacte-nos e agende a sua consulta.
Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!
Artigo escrito pela médica veterinária, cirurgião e diretora clínica Sara Curvelo do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+