Muitos de vocês já devem ter ouvido falar em grooming para os nossos amigos de quatro patas, mas talvez não saibam ao certo ao que corresponde. Assim, neste artigo vamos explicar o que é e para que serve.
O grooming engloba todas as técnicas de estética animal, isto é: escovagem, banho, limpeza de orelhas, corte de unhas, tratamento de pelo e tosquia.
Escovagem
A escovagem ajuda-nos a eliminar o pelo morto e a retirar os nós que possam existir. Para isso temos vários utensílios como as cardoas, os pentes, os pentes ancinhos, as escovas de vários tipos, king coat, entre outros. Para poder prolongar o bom estado do pelo do seu pet, se pretender fazer a escovagem em casa, poderá encontrar na nossa pet shop os utensílios mencionados.
Banho
No banho, a água deve estar sempre a uma temperatura amena e deve utilizar-se sempre um champô adequado. Existem vários tipos de champô para diferentes tipos de pelo, nomeadamente os dermatológicos, os de pelo branco e o mais frequente que é o de uso regular.
A frequência dos banhos varia de acordo com a textura da pelagem. Os animais de pelo curto, devem tomar banho duas a três vezes por ano, contudo, sempre que o seu patudo estiver sujo, pode dar-lhe banho. Os animais de pelo médio e longo, em média precisam de tomar banho aproximadamente de dois em dois meses.
Antes de começar o banho, procede-se ao esvaziamento dos sacos anais. Este é um procedimento que se faz antes do banho para não sujar o pelo. Estes sacos encontram-se em ambos os lados do ânus e produzem um líquido cuja função é lubrificar o ânus no momento de defecar, conferindo às fezes um cheiro característico associado à delimitação de território. Pode acontecer que a zona das glândulas anais esteja obstruída, impedindo o esvaziamento, o que fará o animal sentir dor e irritação naquela zona. Em certos casos, podem gerar- se infeções e nessas situações, o groommer encaminha para um médico veterinário.
Limpeza das orelhas
Dependendo da morfologia do cão e de acordo com a raça, pode necessitar de maior atenção e cuidado no que respeita à limpeza de ouvidos. Este procedimento de higiene tem por finalidade evitar, sobretudo, otites. Os cães de orelhas grandes caídas e com bastante pelo dentro, são mais propícios a ter otites, devendo, por isso, tomar-se especial atenção para que fiquem bem secas e limpas.
Corte de unhas
Não é um procedimento necessário em todos os cães. Em alguns casos, os mecanismos naturais (como andar na rua) são suficientes para desgastar a unha, mas noutros casos, se não desgastar e as unhas crescerem sem serem cortadas podem causar dor, deformar os dedos e até mesmo perfurar as almofadinhas plantares.
Tosquias
As tosquias podem ser de diferentes tipos: de exposição, comerciais ou higiénicas. Nas tosquias comerciais existem diferentes tipos de corte, mediante a raça e pelo do animal e em alguns temos que utilizar várias lâminas de corte mediante o tamanho do pelo pretendido. Temos diferentes tipos de tesouras para os acabamentos, como o corte do pelo das patinhas, dos ouvidos e a frente dos olhos. A tosquia higiénica consiste em rapar o pelo nas zonas genitais e é recomendada a animais de pelo comprido e que não conseguem realizar a própria higiene.
Um groomer deve sempre respeitar as características do pelo e corte de cada raça, adaptando-se ao gosto e desejo do tutor e explicando sempre o que é melhor para o seu amigo de quatro patas.
No grooming existe um conhecimento e atenção redobrada na existência de sinais físicos que possam vir a necessitar de um acompanhamento e avaliação da parte de um veterinário, tais como: otites, infeções oculares, lacerações, problemas dermatológicos, parasitas, problemas de unhas e patas, problemas ortopédicos, etc. Assim, poderão compreender que o gooming não serve apenas para aprimorar o padrão estético do seu animal, contribui para a sua saúde e bem-estar.
Se pretender mais esclarecimentos ou informações específicas sobre o procedimento adequado e necessário à sua mascote, poderá falar diretamente com o nosso responsável pelo serviço de grooming. Para efetuar marcações, poderá contacte-nos pelo 935 450 515 ou por mensagem nas redes sociais de Facebook e Instagram.
Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!
Artigo escrito pelo Assistente de Hotel Luís Neto do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+