O número de “acidentes” que acontecem com portões mal fechados, buracos na vedação, artistas que saltam cercas e outras peripécias que levam a que uma fêmea durante o período fértil possa ter um encontro amoroso não planeado, é bastante significativo, pois estas “fugas” são situações bem mais frequentes do que imaginamos!
O nosso primeiro conselho vai sempre para a prevenção, sendo por isso a castração o método de eleição para pouparmos estas dores de cabeça.
No entanto, fugiu… e agora dra.?
Agora, há 2 soluções: cirúrgica e não cirúrgica.
O facto de estar com o cio, não quer dizer que esteja fértil, como tal deste episódio não programado não quer dizer que saia uma gestação indesejada.
Se a opção for a cirurgia, recomendamos realizar Ovariohisterectomia (castração) com laser, de forma a remover com segurança ovário e o útero. Assim, não só conseguimos terminar com a possível gestação, como também prevenir infeções de útero e tumores de mama.
Se a opção for não cirúrgica podem-se aguardar 21 dias após o ato sexual para realizar uma ecografia. Nesta ecografia vai ser determinada a gestação ou não gestação. Se estiver gestante e não for o propósito levar a gestação até ao final, na medicina veterinária o aborto é legal. A interrupção é feita através de 2 injetáveis, administrados por um veterinário, com um intervalo de 48h. Apesar de ser um processo seguro, há sempre riscos inerentes, pelo que cada caso deve ser avaliado de uma forma individual pelo seu veterinário, determinando o melhor processo a adotar.
Se passar por uma situação semelhante, poderá sempre contar com a nossa equipa veterinária para ajudar. Ao optar por prevenir cirurgicamente, fale connosco o quanto antes para que a sua mascote possa ter o acompanhamento necessário pré-cirúrgico. Em casos de urgência, poderá sempre contactar-nos pelo 935 450 515, recorrendo ao nosso serviço de urgência hospitalar disponível 24h por dia, 365 dias no ano.
Para mais informações, consulte o nosso site, Facebook e Instagram.
Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!
Artigo escrito pela Médica Veterinária Sara Curvelo do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+