A reabilitação física dos gatos é diferente da dos cães e desenvolver um programa de reabilitação física para um gato, embora às vezes desafiador, é absolutamente possível – até mesmo hidroterapia. Existe o equívoco de que os pacientes felinos não cooperam com os exercícios terapêuticos, especialmente se houver água envolvida, contudo, se o plano prescrito for criativo, divertido, fácil de seguir e incluir intervalos curtos para acomodar o tempo de atenção dos felinos (que é muito menor que o dos cães), os mesmos participam voluntariamente.
Antes de iniciar qualquer terapia de reabilitação, os pacientes devem ser examinados pelo médico veterinário de reabilitação. Esse exame deve incluir uma avaliação e pontuação da dor, além da observação do stresse do pequenote. O veterinário é responsável por projetar a reabilitação e prescrever o plano terapêutico. O enfermeiro veterinário tem um papel muito importante ao interagir bastante com o tutor, realizando partes do plano terapêutico e avaliando os níveis de conforto durante a terapia.
O que é a reabilitação felina?
A Reabilitação Física Felina é semelhante à Fisioterapia na medicina humana. Relativamente recente na medicina veterinária, foi desenvolvida inicialmente para melhorar o conforto pós-operatório do paciente, reduzindo a dor, melhorando a cicatrização e fazendo com que o animal de estimação volte à atividade normal mais rapidamente. Atualmente, a reabilitação felina tem muitas outras aplicações além da cirurgia, incluindo o tratamento em casos de dor artrítica, doença neurológica e cicatrização de feridas.
Serviços de Reabilitação e Condicionamento físico
As patologias que respondem à reabilitação incluem, mas não estão limitadas a:
- Recuperação pós-cirúrgica: joelho (ligamento cruzado, cirurgias de rótula), bacia, coluna, amputação, entre outros.
- Tratamento da dor: Osteoartrite, entorse ou distensão muscular
- Neuro-reabilitação: Lesões na coluna ou outras lesões neurológicas
- Paciente geriátrico/osteoartrítico
- Cicatrização de feridas
Modalidades de tratamento para felinos
Algumas das Modalidades de Tratamento que oferecemos incluem:
- Piscina
- Laser Terapêutico Classe 4;
- Unidade TENS, corrente russa (electroestimulação);
- Ultrassom terapêutico;
- Crioterapia e Terapia com calor;
- Exercícios terapêuticos;
- Terapias Manuais (massagem, mobilizações, neuro estimulação, trações, libertações fasciais, pontos gatilho);
Terapia Laser
A terapia a laser estimula as células a dividirem-se, potenciando, assim, a aceleração da cicatrização e regeneração de tecidos. Desta forma, no nosso hospital, utilizamos o laser não só para cicatrização pós cirúrgica ou de feridas várias, como também para pacientes odontológicos (gengivite linfoplasmocitária), em otites, etc. Estão indicados para este tipo de reabilitação, felinos diagnosticados com osteoartrite, patologias do disco intervertebral (coluna), displasia da anca, lesões no ombro e lesões no cotovelo.
Terapia Aquática
A hidroterapia (natação, passadeira subaquática) é uma forma muito popular de terapia de reabilitação para cães e pode ser usada com gatos que a tolerem. As propriedades naturais da água (densidade, flutuabilidade, resistência) tornam o exercício aquático numa das formas mais úteis de terapia de reabilitação, reduzindo os efeitos dos micro impactos do exercício ativo e ajudando a melhorar a mobilidade dos membros, força e a amplitude do movimento articular.
Objetivos de reabilitação
O nosso objetivo é trazer o seu animal de estimação de volta a um nível de funcionalidade normal, sem dor, com boa mobilidade, para que ele possa fazer todas as atividades da sua vida quotidiana.
Sinais mais comuns
De modo a poder ajudar atempada e ativamente o seu gatinho, importa estar atento a sinais de alerta como:
- Claudicar (coxear);
- Deixar de saltar para janelas e outros locais mais altos;
- Perda de apetite;
- Náuseas e/ou vómitos;
- Vocalização;
- Mudança de temperamento ou comportamento;
- Lambedura numa área específica;
- Mudança nos hábitos da liteira;
- Respiração ofegante;
- Aparecimento da terceira pálpebra;
- Comportamentos mais evasivos.
No Hospital Veterinário +Ani+, a nossa equipa veterinária está disponível para ajudar a garantir que possa desfrutar de um relacionamento longo, saudável e feliz com o seu gatinho e acreditamos que isso começa com cuidados de saúde preventivos. Marque uma consulta com o seu médico veterinário, de modo a obter todos os esclarecimentos e compreender como a reabilitação e a terapia podem melhorar a qualidade de vida do seu gato.
Como é habitual, estamos disponíveis para mais esclarecimentos através do Facebook e Instagram, ou pelo 935 450 515.
Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!
Artigo escrito pela Médico Veterinário Daniel Gonçalves do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+.