Os tumores mamários são o tipo de neoplasia mais frequente nas cadelas sendo que cerca de 50% das cadelas não castradas desenvolvem neoplasia mamária ao longo da sua vida. No caso das gatas, os tumores mamários representam o segundo a terceiro tipo de neoplasia mais frequentemente encontrado.

Os tumores mamários são detetados através da palpação cuidadosa das cadeias mamárias durante o exame físico realizado pelo médico veterinário na consulta ou por vezes pelos próprios tutores em casa.

A partir do momento em que um ou múltiplos tumores mamários são encontrados, recomenda-se a realização de análises de sangue gerais e de radiografias torácicas. As radiografias permitem avaliar a existência de metástases pulmonares, e são essenciais visto os pulmões serem o órgão mais frequentemente afetado por metastização à distância. Em alguns casos, pode ainda recomendar-se a realização de ecografia abdominal ou outros tipos de exames complementares.

O ponto chave do tratamento, que pode ser curativo ou não, é a realização de cirurgia: mastectomia. A mastectomia, que consiste na remoção cirúrgica das glândulas mamárias, tem como objetivo a eliminação dos tumores com margens assim como de gânglios linfáticos regionais. Uma vez que a drenagem linfática das glândulas mamárias pode levar á disseminação de células neoplásicas (no caso de tumores malignos) entre as várias glândulas mamárias e que existe um considerável risco de surgimento de novos tumores em diferentes glândulas mamárias, recomendamos a mastectomia unilateral completa da cadeia mamária.

A análise histopatológica do tecido removido cirurgicamente é essencial para o diagnóstico do tipo e grau da neoplasia presente e consequentemente para a obtenção de informação importante acerca do prognóstico da doença. Em tumores malignos com determinados fatores de prognóstico negativos pode ser recomendada a realização de quimioterapia, bem como a remoção da outra cadeia mamária.

Para terminar, sabia que…

A exposição às hormonas produzidas pelos ovários nos primeiros 2 anos de vida das cadelas e gatas aumentam o risco de desenvolvimento de cancro da mama ao longo da sua vida?

Estudos indicam que:

  • Cadelas castradas antes do primeiro cio apresentam um risco de 0,5% de desenvolver neoplasias mamárias.
  • Cadelas castradas após o primeiro cio apresentam um risco de 8% e cadelas castradas após o segundo cio um aumento do risco para 26%.
  • A castração de gatas antes do primeiro cio reduz em 91% o risco de desenvolver neoplasias mamárias, antes do segundo cio 86% e antes do terceiro cio 11%.

Neste sentido, aconselhe-se com o seu médico veterinário e aposte na prevenção em prole do tratamento, pois como normalmente dizemos “mais vale prevenir do que remediar” e a esterilização da sua mascote pode ser a melhor forma de prevenção.

 

No Hospital Veterinário +Ani+, estamos disponíveis 24 horas para realizar atendimento médico veterinário e aconselhamento ao seu melhor amigo de quatro patas.

Acompanhe-nos pelo Facebook e Instagram e peça-nos mais informações pelo 935 450 515.

 

Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!

Artigo escrito pela Médica Veterinária Diana Carvalho do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+.

Diana Carvalho