Quando utilizamos o termo cancro, o coração fica apertado… quando dizemos a um tutor que o seu animal terá de ser submetido a uma cirurgia, o coração bate mais rápido…
No entanto, para desmistificar um pouco um assunto que tem tanto de pesado como de delicado, vou tentar ser o mais direta possível.
É do senso comum que mais vale prevenir do que remediar e, portanto, a cirurgia pode surgir como uma grande aliada no qua toca à prevenção de cancro, estejamos a falar de cão, gato ou mesmo de animais exóticos. Também muitas vezes o maior sucesso em relação à oncologia, é associar a remoção cirúrgica do tumor a um protocolo de quimioterapia.
A título de exemplo, vamos debruçar-nos sobre animais como coelhos e furões.
Coelhos
No caso das fêmeas desta espécie, podemos referir os adenocarcinomas de útero. Sendo este um dos principais cancros que podem surgir nas coelhas, aconselhamos sempre a castração (esterilização) em idade jovem (6 meses) para prevenir este flagelo. Com a esterilização podemos também prevenir cancro de mama nestas espécies e noutras também. Já nos machos a hiperplasia prostática e cancro de próstata podem ser prevenidos com a castração.
Obviamente que também temos vários tumores que infelizmente não são operáveis, mas devemos sempre considerar essa hipótese.
Furões
Os furões têm como principal incidência oncológica o insulinoma – não operável – mas se pensarmos em massas como por exemplo os mastocitomas, infelizmente também de grande incidência, a remoção cirúrgica vai ser a responsável pelo sucesso e aumento de longevidade destes nossos amigos.
Quando ponderamos em operar não como prevenção, mas sim como uma parte para resolução do problema, devem ser feitos vários exames pré cirúrgicos que nos permitam aumentar a taxa de sucesso da intervenção, tais como: analises sanguíneas, citologia e estadiamento do tumor. Desta forma, podemos também ter um melhor prognóstico da evolução da doença.
Em qualquer das situações, pergunte-nos como prevenir ou resolver. Felizmente, em muitos casos, existem muitas soluções!
No Hospital Veterinário +Ani+ temos médicos veterinários com experiência em animais exóticos e sendo estes animais tão sensíveis, procure sempre entregá-los nas mãos de um profissional competente e em quem confie!
Contacte-nos para mais informações através do Facebook e Instagram ou pelo telefone 935 450 515.
Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!
Artigo escrito pela Médica Veterinária e Cirurgiã Sara Curvelo do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+.