Com a chegada do inverno e o tempo frio, chegam também os casacos e as fontes de calor. E desengane-se se pensa que só o ser humano sente frio. Dependendo da raça e tipo de pelo, também os nossos companheiros de quatro patas podem sentir frio, e por isso há alguns aspetos que devemos ter em consideração nesta estação do ano.

 

1. Banhos e Tosquias

Sabia que no inverno também pode tosquiar o seu animal?

Apesar do pelo dos animais de companhia ser uma proteção natural contra o frio, no nosso contexto atual em que as mascotes vivem maioritariamente “indoor” a temperaturas médias de 20ºC, este não é um problema. Para além disso alguns animais possuem pelagem dupla, ou seja, têm pelagens adaptadas para épocas mais frias do ano.

Quanto ao banho: pode dar banho ao seu pequenote independentemente da época do ano. Contudo, garanta que fique 100% seco, de maneira a prevenir choques térmicos e desenvolvimento de dermatites e/ou otites. Para garantir uma secagem eficiente, recomendamos que procure um profissional de grooming, como temos ao seu dispor no nosso Hospital Veterinário e onde pode contar com equipamentos adequados e eficazes na secagem de diversos tipos de pelo.

 

2. Abrigo

Uma vez que no inverno as condições climatéricas nem sempre são simpáticas para os patudos que gostam de estar em ambiente outdoor, recomendamos que os tutores providenciem um abrigo da chuva e vento que se fazem sentir nesta altura do ano.

 

3. Cuidados com animais pediátricos, idosos e doentes crónicos

Nessa época do ano é preciso ter um cuidado acrescido com os animais mais débeis, pois requerem mais atenção. Os bebés não são autossuficientes para produzir calor. Assim sendo, e se não estiverem junto da progenitora, devem ter sempre uma fonte de aquecimento externa. Já os animais geriátricos, nesta altura do ano com o frio e humidade que se fazem sentir, tendem a ressentir-se a nível articular, pelo que recomendamos que se informe junto da nossa equipa médica quanto às soluções disponíveis para combater este problema.

 

4. Passeios

Por vezes surge a questão: Posso passear o meu cão no inverno? Não só pode, como deve!
Independentemente da estação do ano, os passeios são muito importantes. Aconselhamos que escolha, sempre que possível, uma altura do dia em que as condições climatéricas facilitem os passeios. Dependendo da raça e tipo de pelo, há animais que beneficiam de agasalhos para o frio. As capas impermeáveis para a chuva são bem-vindas em topo o tipo de raças e tamanhos!

 

Se tiver alguma dúvida por favor não existe, contacte-nos e agende a sua consulta!

Contacte-nos para mais informações através do Facebook e Instagram ou pelo telefone 935 450 515.

 

Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!

Artigo escrito pela Médica Veterinária Filipa Teixeira e  pela Enfermeira Veterinária Polyana Viana do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+.

Filipa TeixeiraEnfermeira Veterinaria Polyana Viana