Cada vez mais famílias têm animais e há razões para isso. Um animal pode ser um ótimo companheiro para as crianças. As vantagens que um animal tem no desenvolvimento dos mais pequenos são imensas. Leia aqui algumas!

Companhia
Animais de estimação, como cães e gatos, podem ser grandes companheiros para as crianças. Eles oferecem amor incondicional, aceitação e apoio emocional. Ter um animal de estimação pode ajudar a combater a solidão e proporcionar uma sensação de segurança.

Desenvolvimento emocional
Cuidar de um animal de estimação pode ajudar as crianças a desenvolverem habilidades emocionais, como empatia, compaixão e responsabilidade. Elas aprendem a cuidar de outro ser vivo, a reconhecer e responder às suas necessidades, o que pode fortalecer sua capacidade de se relacionar com outras pessoas no futuro e a sua sensação de responsabilidade.

Aprender e educar
Ter um animal de estimação pode ser uma oportunidade para as crianças aprenderem sobre biologia, ciência, saúde e nutrição. Conhecer os hábitos, necessidades e características dos animais, pode estimular a curiosidade dos mais pequenos e levá-los a aprender mais.

Atividade física
Ter um animal de estimação muitas vezes implica atividade física, por exemplo, passear um cão pode ser um hábito diário saudável para a criança, ou mesmo, brincar com um coelho ou gato. Um animal pode estimular os mais pequenos (e também mais velhos) a fazer exercício regularmente. Isto é especialmente importante nos dias de hoje, onde as crianças têm uma variedade de ecrãs disponíveis que tornam a sua vida mais sedentária.

Redução do Stress
Estudos mostram que a interação com animais de estimação pode reduzir o stress e a ansiedade. Ter um animal de estimação pode fornecer uma sensação de conforto e relaxamento para as crianças, ajudando-as a lidar com situações difíceis.

Desenvolvimento social
Animais de estimação podem facilitar a interação social das crianças. Por exemplo, levar o cão passear, as crianças podem conhecer outras pessoas e iniciar conversas. Além disso, os animais de estimação podem servir como um tópico de conversa entre as crianças, ajudando-as a fazer amigos.

É importante ressaltar que ter um animal de estimação também implica responsabilidade, como alimentar, cuidar da higiene e garantir que eles estejam saudáveis. Os pais devem estar dispostos a supervisionar e orientar seus filhos nesta tarefa, pois a segurança e o bem-estar do animal devem ser priorizados. Se precisar de ajuda neste processo e de alguém que tome conta do seu pequeno e do seu animal, passe pela Babysits . Uma plataforma onde pode encontrar e contactar babysitters perfeitas para as suas necessidades. Para acompanhar o crescimento, saúde e bem estar do seu pet, tem sempre à disposição o Hospital Veterinário +Ani+, aberto 24h, com urgências todos os dias do ano!

 

Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!

Artigo escrito em parceria com Babystis para o Blog +Ani+.

Logótipo Babysits