Se o seu animal está gestante, muitos Parabéns!!!
O acompanhamento médico da gestação e o planeamento do parto são fundamentais para a mamã e para a futura ninhada, por isso, hoje respondemos a 6 perguntas que mais surgem em consultório.

1) Qual é o tempo de gestação do meu animal?
Nas cadelas, o tempo de gestação dura, em média, 58 a 64 dias.
Nas gatas, o intervalo de tempo entre a cópula e o parto ronda geralmente os 60 dias.
Determinar o tempo de gestação e a data estimada do parto é essencial para um bom planeamento. Recorrendo à ecografia, é possível determinar a viabilidade dos fetos a partir dos 21 dias de gestação, e a data estimada do parto a partir dos 28 dias. Após 45 dias de gestação, deve ser realizado um raioX abdominal para quantificar o número de bebés.

2) O meu animal pode ter um parto em casa?
A prevalência de complicações durante o parto é geralmente baixa, portanto em animais saudáveis e de baixo risco, o parto pode ocorrer em casa.
Os animais tendem a escolher o período nocturno para o parto, portanto deve estar preparado! Coloque um ninho bastante confortável numa área segura e tranquila da casa, e esteja de sobreaviso caso surja alguma complicação.

3) Em que situações é que o risco de complicações durante o parto aumenta?
Animais com história prévia de complicações ao parto, algumas raças específicas (ex. Persa, Bulldog,…), cadelas geriátricas, animais obesos, entre outros, têm um risco aumentado de complicações durante o parto e, em alguns casos, pode estar recomendada a cesariana. Consulte o seu Médico Veterinário para determinar o risco do seu animal e planear o parto da melhor forma possível.

4) Como reconheço os sinais de parto?
O parto ocorre em tês etapas:

ESTADIO 1: Durante esta fase, que se pode iniciar até 48h antes do parto, as cadelas podem ficar inquietas, a arfar e com tremores. É também muito frequente haver diminuição ou perda do apetite. Na cadela há uma diminuição abrupta da temperatura rectal de 38.5ºC para 37ºC.

ESTADIO 2: Caracteriza-se por contracções abdominais activas, passagem de líquido amniótico claro e nascimento da ninhada. Geralmente dura cerca de 3-6 horas no total, mas pode durar até 12 horas na cadela, e raramente até 24 horas na gata.

ESTADIO 3: Caracteriza-se pela expulsão da placenta (normalmente, é expelida cerca de 5-15 minutos após o nascimento de cada neonato), corte do cordão umbilical e limpeza da ninhada.

5) O que devo fazer para auxiliar durante o parto em casa?
Geralmente, o parto desenrola-se suavemente e o seu animal saberá o que fazer, no entanto, deverá estar preparado para dar assistência caso seja necessário.
O corte do cordão umbilical e a limpeza dos bebés devem ser realizados pela mãe. Caso tal não aconteça, deverá contactar o seu médico veterinário.
Faça a limpeza dos neonatos com uma toalha, realizando movimentos contra o crescimento do pêlo, removendo as membranas e estimulando a respiração. Deve, de seguida, manter os bebés bem quentinhos (idealmente junto da mãe) e assegurar que começam a mamar durante a primeira hora após o parto.

6) Quando devo levar o meu animal para o hospital?
Deve contactar de imediato o seu veterinário no caso do seu animal apresentar uma das seguintes condições:
• 24 horas após a diminuição da temperatura rectal e ainda não houve nascimento de nenhum cachorro;
• Corrimento vaginal anormal (purulento ou com mau cheiro, sanguinolento, etc)
• Corrimento vaginal esverdeado sem o nascimento de um feto nos 30 minutos seguintes;
• Feto parcialmente expulso (preso no canal do parto) há mais de 10-15 minutos;
• Contrações constantes improdutivas há mais de 30 minutos;
• O parto parece ter terminado antes de nascer a ninhada toda;
• O parto já terminou mas o animal apresenta-se prostrado, com febre ou não quer comer.

Está descrito que a mortalidade neonatal está directamente relacionada com a duração do parto, portanto o reconhecimento atempado de complicações e a sua respectiva correcção são críticos para a sobrevivência da ninhada.

Fale com o seu Médico Veterinário e planeie o parto do seu animal atempadamente! No +Ani+ dispomos dos recursos necessários para planear e acompanhar toda a gestação (através da medição do nível de progesterona que nos indica qual a altura mais propensa para a monta e para o parto), realização de exames ecográficos e radiográficos de gestação, preparação para um parto em casa, acompanhamento do parto em contexto hospital e/ou cesariana, se necessário.

Qualquer dúvida, contacte-nos pelo 935 450 515 (chamada para rede móvel nacional) ou envie-nos mensagem privada pelo WhatsApp, Facebook ou Instagram.

 

Hospital Veterinário +Ani+, disponíve 24h com médico veterinário permanente!

Artigo escrito pela Médica Veterinária Lília Pereira do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+ .

Dra. Lília Pereira