O que é hidroterapia? Qual a sua utilidade?

A hidroterapia consiste na realização de exercícios dentro de um meio aquático, como uma piscina. Esta técnica pode ser usada para promover a sensação de bem-estar, diminuir a dor, aliviar as dores musculares ou articulares, aumentar a circulação sanguínea, melhorar a flexibilidade e a mobilidade, fortalecer os músculos e auxiliar no equilíbrio, bem como a melhorar a coordenação do animal. Num caso em que os membros posteriores estejam paralisados, as sessões de hidroterapia irão ajudá-lo a ganhar mobilidade e a realizar vários exercícios que seriam impossíveis no solo.

Em que casos é recomendada a hidroterapia?

A hidroterapia favorece a movimentação e promove o aumento da massa muscular sem sobrecarregar as articulações pela redução do impacto. A água aquecida também auxilia no relaxamento muscular e drenagem linfática, o que ajuda os animais com edemas, contraturas e espasmos musculares e relaxarem, o que consequentemente melhora a circulação sanguínea. Neste seguimento, esta terapia pode ser recomendada a animais com problemas como:

  • displasia coxofemoral;
  • artrose;
  • displasia no cotovelo;
  • doenças degenerativas;
  • problemas na coluna;
  • rutura de ligamentos;
  • obesidade;
  • envelhecimento, entre outros.

 

Como funciona o tratamento com a hidroterapia?

Antes de entrar na água, o cão ou gato deve ser equipado com colete flutuante, de modo a estar sempre seguro. Com o animal pronto, são realizados vários exercícios que envolvem a flutuação, a natação, movimentos de bicicleta e Prom’s (Passive Range of Motion – para-amplitude dos movimentos) e massagens terapéuticas.

Diferentes animais exigem diferentes atividades. Justamente por isso, o tratamento para cada paciente é planeado de forma personalizada pelo medico veterinário responsável. Durante as sessões, também podem ser usados brinquedos, pois são um bom estímulo e tornam a experiência mais agradável. Normalmente, as sessões têm uma duração de 20 a 30 minutos para evitar cansaço extremo do pequenote.

Apesar desta prática ser extremamente útil, pode ser necessário potenciá-la com o uso de medicação.

 

Há contraindicações para a hidroterapia?

Ainda que muito vantajosa, sim tem contraindicações, tais como:

  • a presença de diarreia crónica ou de feridas abertas;
  • existência de problemas respiratórios e cardíacos, que precisam de ser avaliados previamente.

Tudo isto deve ser conversado com o médico veterinário responsável pela sua mascote antes de iniciar o plano de reabilitação.

No Hospital Veterinário +Ani+ temos uma equipa disponível para o ajudar.

Marque uma consulta de avaliação e solicite a realização de um plano de Reabilitação personalizado.

 

Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!

Artigo escrito pelo Auxiliar Veterinária André Silva do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+ .

Andre Silva