O que é cirurgia laparoscópica?
A cirurgia laparoscópica é uma forma de cirurgia ao abdómen pouco invasiva. A laparoscopia e a cirurgia assistida por laparoscopia são comumente realizadas em pessoas, mas também é um serviço realizado no Hospital Veterinário Mais Animais às nossas mascotes. O endoscópio amplia a imagem das estruturas abdominais, permitindo uma melhor visualização e reduzindo ao mesmo tempo a dor pós-operatória, resultando numa recuperação mais rápida.
Em cães e gatos, o laparoscópio (pequena câmara) é inserido no abdómen próximo ao umbigo, através de uma incisão de 1 a 1,5 cm. Uma a três incisões de tamanhos semelhantes são feitas em diferentes pontos ao redor do abdómen para a inserção de uma variedade de instrumentos, de modo a permitir a manipulação, biópsia e/ou remoção de órgãos ou tumores.
Tipos comuns de cirurgias laparoscópicas:
As cirurgias laparoscópicas comumente realizadas no hospital incluem biópsias de fígado de cães e gatos, castração de cadelas e de cães quando os testículos “não desceram” e ainda estão dentro do abdómen. Também é comum realizar-se gastropexia assistida por laparoscopia (onde o estômago fica permanentemente preso à parede abdominal) em cães com risco de dilatação e torção gástrica.
A remoção laparoscópica da vesícula biliar e de tumores adrenais também pode ser realizada por laparoscopia, embora em alguns casos ainda seja necessária uma abordagem cirúrgica aberta.
Vantagens da cirurgia laparoscópica
Devido às incisões muito pequenas, os pacientes necessitam de níveis mais baixos de medicamentos anestésicos e há menor risco de infeções. Por sua vez, o pós cirúrgico é menos stressante e a recuperação também é mais rápida e confortável em comparação com o método cirúrgico tradicional, com a maioria dos casos a terem alta no dia da cirurgia ou dentro de 24 a 36 horas.
Riscos potenciais da cirurgia laparoscópica
Em casos raros, devido a uma má visualização (por obesidade por exemplo), anomalias ou hemorragias mais graves do que o esperado, pode ser necessário converter uma laparoscopia numa cirurgia abdominal aberta. Contudo, não há nenhuma desvantagem em tentar realizar uma cirurgia laparoscópica antes de converter para o método tradicional.
Tal como acontece com todos os tipos de cirurgia em animais de estimação, também existem riscos associados à anestesia geral. No entanto, este risco é minimizado através da equipa de Anestesistas do Hospital que apoia e trabalha em estreita colaboração com a equipa de Cirurgia.
Qualquer questão adicional, poderá ser esclarecida numa consulta pré-cirúrgica com a nossa equipa de cirurgiões veterinários.
No +Ani+ apostamos no progresso em nome da promoção do bem-estar animal.
Acompanhe-nos pelo Facebook e Instagram e contacte-nos por uma das diferentes vias à sua disposição, clicando aqui.
Artigo escrito pelo Médico Veterinário Daniel Gonçalves do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+ .