No seu dia a dia surgem-lhe dúvidas sobre os cuidados a ter com animais cardíacos? Gostaria de estar informado para melhor acompanhar o seu cão ou gato com doença do coração?

Neste artigo vamos partilhar algumas recomendações gerais que o podem ajudar a proporcionar bem-estar ao seu pet com problemas cardíacos.

 

  • Consulta Veterinária Regular

Faça consultas regulares para monitorizar a condição cardíaca do seu cão ou gato.

 

  • Dieta Adequada:

Consulte o Médico Veterinário para determinar uma dieta adequada para o animal, geralmente com baixo teor em sódio. Assim, é recomendável que evite dar alimentos ricos em sal, que podem agravar a condição cardíaca.

 

  • Controlo de Peso:

Mantenha o seu pet com um peso saudável para reduzir a carga sobre o coração.

Siga as orientações do Médico Veterinário sobre a quantidade e tipo de alimentos apropriados.

 

  • Exercício Moderado:

Proporcione exercícios leves e regulares, conforme lhe for recomendado. Deve evitar atividades extenuantes que possam sobrecarregar o coração.

 

  • Monitorização em Casa:

Esteja atento a sinais de desconforto, como a falta de ar, tosse, fraqueza ou letargia (mais parado). Observe o apetite, a hidratação e a frequência cardíaca do seu animal de companhia.

 

  • Evitar condições de stress:

Mantenha um ambiente calmo para reduzir o stresse. Evite mudanças bruscas na rotina ou ambiente.

 

  • Administração adequada de medicamentos:

Administre os medicamentos exatamente como prescrito pelo Médico Veterinário. Não interrompa ou ajuste a dose sem orientação profissional.

 

  • Monitorização da pressão arterial:

Em alguns casos, poderá ser necessária a monitorização da pressão arterial do seu pequenote. Geralmente é feito no consultório, mas poderá ser recomendado em casa, num ambiente familiar.

 

  • Evite temperaturas extremas:

Proteja a sua mascote de temperaturas extremas, pois isso pode afetar o sistema cardiovascular.

 

Esteja ciente dos sinais de insuficiência cardíaca aguda, como dificuldade respiratória extrema, e em caso de emergência dirija-se de imediato ao nosso Hospital Veterinário.

Lembre-se, cada caso é único, e as orientações específicas podem variar de acordo com a gravidade e o tipo de patologia cardíaca. Consulte sempre o Veterinário para um plano de cuidados personalizado para o seu animal de estimação.

O Hospital Veterinário funciona 24h e dispõe de diversos serviços que o podem auxiliar na monitorização de um animal cardíaco. Neste sentido, qualquer questão ou necessidade de marcação, contacte-nos pelo 935 450 515 ou através de WhatsApp.

 

 

Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!

Artigo escrito pela Médica Veterinária Céline Cossé do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+ .

Celine Cosse