A Ecografia Gestacional é uma importante ferramenta diagnóstica na prática clínica veterinária de cadelas e gatas, por ser um exame de fácil execução e não invasivo para a deteção da gestação, para o estudo do desenvolvimento embrionário/fetal e para a estimativa da data de parto.
O diagnóstico gestacional através de ecografia pode ser realizado a partir de aproximadamente 20 dias após o último acasalamento.
Através do estudo ecográfico gestacional, é possível avaliar o desenvolvimento dos órgãos internos dos fetos (como o coração, rins e intestinos) e realizar medições da vesícula embrionária e do crânio fetal, o que contribuí para a estimativa dos dias para a data dos nascimentos.
Quanto à contagem de fetos, prioriza-se a realização de radiografia abdominal, que pode ser realizada a partir de aproximadamente 45 dias de gestação.
Nas cadelas e nas gatas, a gestação tem uma duração média de 63 dias a partir do dia da cobrição pelo macho (podendo apresentar uma variação de mais ou menos 7 dias).
Ao longo deste período, poderá definir um planeamento com o seu médico veterinário de modo a realizar as ecografias de acompanhamento do desenvolvimento dos fetos, bem como monitorizar o estado de saúde da mãe.
Este exame comporta ainda um papel relevante para a orientação do parto, uma vez que nos permite avaliar o tamanho e a posição dos fetos, de modo a prevenir complicações durante este processo.
No +Ani+ dispomos de todos os exames necessários à preparação das fêmeas para a gestação, durante a mesma, no parto e pós-parto, de modo que estamos disponíveis para o acompanhar!
Em caso de um parto iniciado de madrugada se complicar, não se preocupe: no nosso Hospital Veterinário temos um Médico Veterinário permanente para o ajudar, seja a que horas for, contacte-nos pelo 935 450 515.
Poderá acompanhar os nossos conteúdos no Facebook ou Instagram.
Artigo escrito pela Médica Veterinária Paula Couto do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+ .