Ao contrário do que acontece nos humanos, o canal auditivo dos cães é mais extenso e menos arejado, principalmente em raças com as orelhas pendulares que, inevitavelmente, estão mais predispostas ao desenvolvimento de otites.
Quando devo desconfiar de uma otite e levar o meu cão à consulta?
Sempre que um animal demonstre desconforto à manipulação das orelhas, conteúdo auricular em excesso, com cheiro intenso, rubor ou calor do canal auditivo – é sinal de alarme!
Nenhuma otite deve ser tratada de forma empírica, e muito menos com produtos que tenham funcionado numa situação anterior, mesmo que com sinais clínicos semelhantes!
Para podermos tratar uma otite, primeiro temos de saber o que a está a provocar. Será uma bactéria? Fungos? Parasitas? Um corpo estranho alojado no canal auditivo?
Assim sendo, sempre que o seu companheiro demonstrar os sintomas acima mencionados, deve agendar consulta com o seu médico veterinário para que este possa fazer uma boa avaliação do canal auditivo e do cerúmen que é formado no ouvido.
Depois de fazer exame otoscópico e de descartar corpos estranhos (como praganas) e tumores, deverá ser realizada uma colheita do cerúmen do canal auditivo que é avaliada ao microscópio.
Dependendo dos agentes encontrados (bactérias, fungos ou ácaros) é iniciado um tratamento dirigido ao problema, de maneira a resolvê-lo com a maior brevidade possível. Dependendo da causa e gravidade da otite, podemos fazer uso de medicamentos tópicos (diretamente no ouvido) ou, em situações mais graves, adicionar medicação por via oral.
Por ser uma situação que tanto passa despercebida como causa dor intensa, devemos promover uma limpeza assídua e estar atentos aos sinais manifestados pelas nossas mascotes, tais como o abanar frequente das orelhas, devido ao incómodo sentido. Estes movimentos repetidos inúmeras vezes podem ainda levar a complicações como sejam o otohematoma (descolamento da pele da cartilagem da orelha, levando à acumulação de líquido inflamatório). Neste sentido, tal como na maioria dos casos clínicos, a prevenção é a nossa melhor aliada.
No Hospital Veterinário +Ani+ contamos com uma equipa experiente e disponível para o ajudar 24h por dia, todos os dias do ano. Se pretender, poderá agendar uma consulta de dermatologia e esclarecer todas as dúvidas sobre esta temática, pois um tutor esclarecido está muito melhor preparado para a profilaxia do seu animal de companhia.
Sempre disponíveis pelo 935 450 515 (Chamada para rede móvel nacional) ou pelas redes sociais de Facebook e Instagram.
Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!
Artigo escrito pela Médica Veterinária Filipa Teixeira do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+.