Se tem um cão em casa, com certeza que um dos seus principais medos é a possibilidade de ele poder adoecer e o quão complicado o tratamento poderá ser. Certamente que já se perguntou acerca das principais doenças que ele pode vir a ter. Desta forma, nos próximos artigos, vamos explanar algumas doenças infetocontagiosas.
A Parvovirose é uma doença provocada por um vírus chamado Parvovirus e é muito frequente nos nossos cachorros, afetando sobretudo animais não vacinados ou cujas mães não foram vacinadas.
Transmissão
Os cachorros contraem a doença através do contacto com solo contaminado por matérias fecais, sendo que os primeiros sintomas serão vistos 4 a 14 dias após a infeção.
Sintomas
- Vómito
- Diarreia frequentemente com sangue
- Febre
- Anorexia
- Dor abdominal
- Prostração
Diagnóstico
Por norma é baseado nos sinais clínicos e na idade do animal e também nas análises sanguíneas. Existem ainda testes laboratoriais que nos permitem detetar os vírus nas fezes dos cachorros.
Tratamento
Não existe nenhum tratamento específico, este é baseado nos sintomas do animal. Por norma são quadros graves de desidratação e que levam, na maioria das vezes, à hospitalização do animal.
Prevenção
Muito importante será manter as vacinas do seu animal em dia e iniciar o protocolo vacinal do seu cachorrinho logo que possível (a partir das 6 semanas de idade).
Este vírus é bastante resistente no exterior e estima-se que possa manter-se ativo durante 6 meses no solo. É importante desinfetar o solo com lixivia e preferencialmente fazer uma quarentena de 6 meses a 1 ano até reintroduzir novos animais no mesmo local.
Prognóstico
Varia consideravelmente de caso para caso, podendo apresentar sinais leves e facilmente reversíveis, ou podendo levar a hospitalização do animal durante vários dias e em última instância poderá levar a morte no animal.
Para saber mais sobre esta doenças ou obter qualquer esclarecimento adicional e aceder a aconselhamento especializado, marque a sua consulta connosco.
Saiba mais sobre este e outros assuntos e serviços no nosso site e nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Artigo escrito pela médica veterinária Ana Pereira do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+