Uma das maiores dúvidas dos tutores, em relação aos seus animais de companhia, prende-se com a queda de pelo.
Nesse sentido, pretendemos com este artigo, esclarecer diversas dúvidas que possam existir.

Mas afinal porque é que o meu animal perde tanto pelo?


O primeiro passo, e talvez o mais importante, é perceber o motivo dessa queda.
Ela pode ser:

  • Fisiológica
  • Patológica

Uma queda de pelo é normal quando ocorre por todo o corpo, uniformemente, não estando associada a nenhum outro sintoma como prurido, inflamação ou mudanças comportamentais.
A queda de pelo fisiológica, é a mais comum e deve-se ao fim de um ciclo natural de crescimento e renovação do pelo. Neste caso, a queda é sazonal, ocorrendo com maior intensidade nos meses de primavera e outono. Nestas alturas, é fundamental que o organismo do animal se molde ao novo clima e existe, por isso, uma alteração natural na pelagem que tem como função a termorregulação.

Já a queda de pelo patológica, pode estar associada a diversos problemas de saúde do seu animal, sendo a sua origem um assunto delicado.
Normalmente, existem outros fatores associados, tais como a descamação, o prurido intenso, inflamação ou uma queda excessiva, motivada por várias causas como fungos ou parasitas, problemas congénitos, doenças endócrinas ou doenças autoimunes.
Por esse motivo, é necessário que seja feita uma consulta com o médico veterinário do seu animal para que seja realizado um diagnóstico e desenvolvido o tratamento adequado.

Como atenuar a queda de pelo fisiológica?

Escovagens


Escovar frequentemente o seu animal de estimação é saudável e importante. Ao escovar está a retirar todo o pelo morto e solto, a prevenir o aparecimento de nós (que podem tornar-se bastante incomodativos) e também a limpar tanto a pele como o pelo.
Além disso, o movimento de escovagem aumenta a circulação sanguínea nos folículos pilosos promovendo o crescimento do pelo e saúde da pele.

Dermo-Cosméticos


Numa primeira etapa é necessário avaliar o tipo e condição da pele do animal para uma melhor atuação. Podemos ter:

  1. Pele normal: pelo saudável, brilhante, macio ao toque e fácil de escovar;
  2. Pele seca: pelo mais áspero, duro e quebradiço;
  3. Pele oleosa: pelo gorduroso, peganhento e com excesso de sebo.

Neste caso, o uso de produtos dermo-cosméticos é um grande aliado e no Hospital Veterinário +Ani+, pode encontrar alguns como a linha Dermoscent ®  – ampolas de tratamento que ajudam a balancear a barreira cutânea – e também a linha Douxo ® – com vários produtos de limpeza e tratamento para os mais variados tipos de pele.
Este tipo de produtos tem como principal função:

  • Melhorar a qualidade da pele;
  • Melhorar a aparência do pelo;
  • Prevenir o aparecimento de doenças dermatológicas;

Alimentação


O seu animal de estimação deve ter uma alimentação saudável e balanceada. Está provado que uma boa alimentação é o melhor aliado no que diz respeito à qualidade da pele e pelo.
Para estas situações uma alimentação que seja rica em vitaminas B e E, ácidos gordos e zinco é o mais adequado.
A gama OptiDerma da Purina ProPlan®, assim como rações Happy Dog® e Hills®, disponíveis na nossa Pet Shop podem ser a escolha ideal.

No entanto, devemos sempre lembrar-nos que a troca de pelo é um processo natural e que vai sempre acontecer em determinadas alturas do ano, cabendo a cada tutor ter em atenção os aspetos acima abordados, para ajudar na diminuição dessa queda.

No Hospital Veterinário +Ani+ tem à sua disposição toda uma equipa preparada para o esclarecer, produtos farmacêuticos para os tratamentos e uma Pet Shop com diversos artigos que o podem ajudar. Se pretender saber mais sobre este tema, fazer um diagnóstico e iniciar um tratamento, agende uma consulta com um dos nossos médicos veterinários, através do nosso Facebook, Instagram ou pelo habitual 935 450 515.

 

Leia a nossa newsletter de Setembro completa aqui.

Artigo escrito para o blog +ANI+ pela Auxiliar de Veterinária Verónica Claro da equipa do Hospital Veterinário +Ani+