A Peritonite Infeciosa Felina é uma doença provocada por um vírus da classe Coronavirus.
Calma, não é o nosso coronavírus. É uma estirpe bem diferente da Covid 19 e provoca quadros graves e na sua maioria das vezes fatais nos nossos felinos. Afeta sobretudo animais jovens e idosos cujo sistema imunitário está um pouco comprometido.
Como se transmite a PIF?
A transmissão ocorre através do contacto com fezes ou secreções oro-nasais de animais infetados. Isto pode acontecer quando se limpam uns aos outros, partilham liteiras e gamelas ou mesmo acessórios de limpeza.
Quais são os sintomas?
Os felinos com PIF podem não ter qualquer tipo de sintomatologia e apenas manifestar-se mais tardiamente. Os sinais clínicos são variados é frequente o aparecimento de:
- Febre
- Anorexia, perda de peso
- Distensão abdominal (com líquido)
- Vómitos ou diarreias
- Icterícia (cor amarelada das mucosas)
- Problemas oftalmológicos
Diagnóstico
Ao contrário das anteriores doenças, não existe nenhum teste específico que nos permita diagnosticar o coronavírus com 100% de eficácia pois este vírus apresenta uma grande variedade de estirpes.
Qual o tratamento
É sempre sintomático e infelizmente não há cura para esta patologia. Estão em desenvolvimento vacinas (fora de Portugal) para esta estirpe felina e com alguns casos de sucesso, porém serão necessários mais estudos para comprovar a sua eficácia.
Prevenção
A prevenção consiste sobretudo em evitar o contacto dos gatos com o vírus. É importante fazer limpezas frequentes aos locais onde se encontram os animais.
Para qualquer esclarecimento adicional e aceder a aconselhamento especializado, marque a sua consulta connosco. Saiba mais sobre este e outros serviços no nosso site e nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Artigo escrito pela médica veterinária Ana Pereira do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+