O QUE É A ANESTESIA GERAL?

A anestesia geral consiste num procedimento em que é induzido no animal um estado de inconsciência, analgesia e relaxamento muscular reversíveis. É realizada através da utilização de fármacos inalatórios e injetáveis que mantêm o animal anestesiado.

 

DIFERENTES TIPOS DE ANESTESIA PARA DIFERENTES TIPOS DE CASOS

Uma vez que existem diferentes tipos de anestesias e de medicações anestésicas, é importante avaliar vários fatores como: idade do animal, doenças pré-existentes, grau de dor do procedimento a realizar, tempo de duração do mesmo e complexidade do caso para selecionar o melhor tipo de anestesia.

Quanto mais profunda tiver de ser a anestesia, mais cuidados temos de ter, pelo que a avaliação pré cirúrgica é fundamental!

 

Anestesia volátil 

Anestesia volátil ou inalatória é a técnica de introdução de um agente anestésico por via respiratória através de um vaporizador. Após a absorção pelo pulmão, o agente alcança a corrente sanguínea e chega até o sistema nervoso central (local em que são produzidos os efeitos desejados descritos anteriormente).

Principais vantagens da anestesia volátil
  • Segurança: a facilidade em adequar o plano anestésico torna esta técnica mais segura para o animal.
  • Ausência de fatores limitantes: idade, frequência cardíaca, doenças renais, doenças hepáticas
  • Rápida recuperação: após encerrar o fornecimento do agente anestésico, o animal apresenta rápida recuperação do efeito da anestesia.

 

Anestesia fixa (injetável)

A anestesia fixa (injetável) é feita exclusivamente através da utilização de anestésicos injetáveis.  Por não ser tão segura, só deve ser utilizada em procedimentos rápidos e pouco dolorosos e em animais jovens e sem patologias.

Principais vantagens da anestesia fixa (injetável)
  • É consideravelmente mais económica.
  • Não necessita da presença permanente de uma pessoa especializada em anestesia.

 

No Hospital Veterinário +Ani+, priorizamos o animal e o seu bem-estar, preferindo, desta forma, o recurso à anestesia volátil.

Muitas vezes, quando se preparam para levar os seus pet’s para uma cirurgia, os tutores tendem a procurar apenas saber quais as instituições veterinárias mais económicas, sem terem a noção de que o tipo de anestesia utilizada fará a diferença, assim como outros aspetos como o controle de dor, os exames realizados, a presença de profissionais especializados, entre outros.

Esperamos, assim, que o presente artigo possa elucidar todos os tutores que nos leem sobre este aspeto que pode parecer um pormenor, mas que pode fazer toda a diferença.

Para qualquer esclarecimento adicional, contactem-nos pelo pelo 935 450 515 ou por mensagem privada nas redes sociais de Facebook e Instagram. O nosso Hospital funciona 24h, estando disponível para o ajudar a tomar as melhores decisões sobre a vida, a saúde e o bem-estar da sua mascote.

Confie numa equipa especializada!

 

Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!

Artigo escrito pela enfermeira veterinária Fernanda Francisco do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+

Fernanda Francisco