Quando temos uma festa em nossa casa, devemos ter especial cuidado com os nossos animais, principalmente com aquilo que eles possam “meter à boca”. Seja porque um visitante deu comida sem saber que podia fazer mal ou porque o “bandido patudo roubou” algo da mesa, muitos pets precisam de cuidado veterinário após ingerirem alimentos tóxicos. Mas como saber se o alimento em questão é prejudicial ao ponto de necessitar de me dirigir de imediato ao serviço de urgências veterinárias? Poderá consultar todos os alimentos inapropriados de forma detalhada num outro artigo do nosso blog:

 

Contudo, importa saber que todo o tipo de doces é potencialmente prejudicial para todas as espécies, em particular o chocolate. Também as nozes, uvas, frutas secas, caroços e sementes de fruta, bebidas alcoólicas, alho, cebola são proibidos para o bem estar deles. A lista de alimentos consumidos por humanos que são tóxicos para os nossos pets é longa e varia de uma espécie para a outra, no caso de dúvida não dê nada ao seu companheiro que lhe possa fazer mal sem ter a certeza que é seguro, mas caso ele coma o que não deve, a decisão acertada é dirigir-se urgentemente com o seu animal ao hospital veterinário.

 

O perigo está só no que está em cima da mesa?

Nem sempre! Também é preciso ter cuidado com decorações como fitas, confetes ou outras decorações de natal e mantê-las também fora do seu alcance, a ingestão destes muitas vezes causam obstruções que requerem intervenção cirúrgica e/ou podem transformar-se em casos graves que colocam em risco a vida do seu pet. Outra coisa que pode causar mau estar aos nossos animais, especialmente cães, é o fogo de artifício. O forte barulho pode deixá-los em pânico!!!

 

Como ajudar o meu animal de companhia nesta situação?

Para o ajudar, devemos tentar abafar o ruido o melhor possível, fechando portas, janelas, persianas e se possível pôr algodão nos ouvidos ou proteger as orelhas de alguma forma. Há também medicação que pode ajudar a acalmar o seu companheiro, pergunte ao seu médico veterinário como isto pode ajudar na sua situação.

 

Em caso de dúvida, pode sempre contactar-nos a qualquer hora pelo 935 450 515 (chamada para rede móvel nacional). Estamos disponíveis 24h por dia, 365 dias por ano, sempre com medico veterinário permanente para lhe prestar a melhor assistência possível.

 

Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!

Artigo escrito pelo Auxiliar de Veterinária André Silva do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+ .

André Silva