A consciência de que a obesidade e o sedentarismo podem trazer complicações como dificuldades respiratórias ou problemas cardiovasculares, tem levado os tutores a compreender que a prática de atividade física com um animal de estimação é fundamental para uma vida longa e saudável.
Praticar exercício permite diminuir o stress e a ansiedade, fazer a manutenção do peso, prevenir patologias, fortalecer o sistema imunitário, os ossos e os músculos, incutir o uso e estímulo dos instintos, estimular a socialização e a saúde mental, melhorar a capacidade cardiorrespiratória e, consequentemente, a qualidade de vida em geral. Além disso, durante a atividade física, é libertada uma hormona denominada dopamina que faz com que o seu melhor amigo experiencie sensações como o prazer e a felicidade.
Antes de decidirmos que tipo de atividade devemos adequar ao nosso animal, temos de ter em atenção a raça, o porte, a idade, a personalidade. Se existirem doenças associadas, o primeiro passo é fazer um check up com o médico veterinário.
Existem diversos tipos de atividades que podem ser realizadas, tais como:
- brincadeiras com os objetos preferidos para cativar e incentivar o exercício e obediência (treino educativo);
- caminhadas e corridas;
- passadeira;
- sessões de treino (salto, obstáculos, agilidade);
- natação/piscina;
- stand up paddle;
No caso das caminhadas, esta é indicada para todos os animais, sendo que a intensidade do exercício vai variar de acordo com as limitações dos mesmos. A corrida é mais indicada para animais mais enérgicos. Treinos de agilidade são indicados para qualquer animal saudável.
Todos os animais necessitam de atividade física, sendo indicada a realização de dois passeios diários de 30 a 60 minutos. Contudo, deve considerar que o seu animal é um ser único e que a sua raça ou estrutura corporal podem ou não indicar necessidade/ predisposição para mais ou menos tempo de exercício. No que diz respeito aos cachorros, após a conclusão do protocolo vacinal, devem começar a realizar caminhadas de pelo menos, 20 minutos.
Animais com condição corporal acima do recomendado podem não aguentar a atividade que seria de prever, pelo que o indicado é a realização das mesmas com moderação, em locais espaçosos e de maneira gradual, bem como recorrer à nossa piscina para a realização de atividade em meio aquático, onde o impacto é menor.
Animais geriátricos beneficiam de passeios frequentes de curtos períodos (por exemplo, caminhar de 5 a 10 minutos, três vezes por semana). Deve-se incidir em exercícios de baixo impacto (sendo a nossa piscina novamente uma excelente opção), uma vez que, naturalmente, estes possuem restrições como, por exemplo, disfunções articulares (artrites, artroses). Incutir uma rotina e fazer massagem depois da atividade pode fazer a diferença!
Aspetos a ter em consideração na prática de atividade física:
- ter em atenção o piso e o horário dos passeios (horas quentes não são aconselhadas);
- manter o animal sempre hidratado;
- ter em atenção o horário da alimentação, principalmente em canídeos de grande porte para evitar torção/dilatação gástrica;
- observar a linguagem corporal e sinais de cansaço, como respiração ofegante. Cães tendencialmente braquicefálicos (Bulldogs, Pugs, Boxer, etc.) têm de estar sob vigilância constante devido à sua condição física e anatómica – a qual pode ser otimizada por intervenção cirúrgica (realizada no nosso hospital veterinário com tecnologia de laser cO2). Se necessário, deixe descansar ou interrompa mesmo a atividade.
Em gatos, a prática de exercícios é um pouco mais limitada. Dificilmente será possível fazer uma caminhada, mas a introdução de elementos que estimulem a prática de atividades nessa espécie é muito importante (como zonas elevadas para que possam subir e descer e o uso de brinquedos). Assim, vai favorecer o gasto calórico e ainda melhorar a saúde mental e física dos felinos.
No caso de não ter a possibilidade de realizar estas atividades com o seu animal pode sempre recorrer ao nosso Hospital Veterinário onde pode contar com o serviço de Pet-Sitting e cuidados personalizados, sessões na passadeira ou na nossa piscina devidamente preparada e equipada para a sua mascote. Incentive a prática de exercício físico e lembre-se que um animal em movimento é um animal saudável e ainda mais feliz!
O +Ani+ está disponível para qualquer informação adicional, marcação de consulta, treinos caninos ou agendamento de ATL, pet-sitting e piscina. Conte connosco para alegrar o seu melhor amigo!
Através do nosso site pode usufruir de diferentes canais de comunicação para pedir informações, orçamentos ou agendar consultas/exames. Explore o nosso WhatsApp e o nosso formulário de pedido de marcação de consulta.
Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!
Artigo escrito pela Enfermeira Veterinária Sara Silva do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+.