A prevenção de doenças através da vacinação dota o organismo dos animais de uma capacidade extra de lutar contra as infeções e, consequentemente, previne a sua morte prematura.

Primovacinação

Cães: A primeira vacinação dos cachorros destina-se a criar defesas contra a Parvovirose, a Esgana, a Hepatite, a Parainfluenza e a Leptospirose.

A vacina das doenças infeciosas deve ser administrada entre as 6-8 semanas de vida, quando os cachorros deixam de estar protegidos pelos anticorpos maternos, estando mais vulneráveis a este tipo de doenças. Já a vacina da raiva, obrigatória por lei, pode ser administrada a partir das 12 semanas de idade.

As vacinas contra a Tosse do Canil e Leishmaniose não são obrigatórias, porém são recomendadas pelo Médico Veterinário em função do risco de infeção de acordo com a localização geográfica e modo de vida.

Gatos: A primeira vacinação dos gatos destina-se a criar defesas contra vírus da Panleucopénia Felina, Herpesvírus Felino e Calicivírus Felino.

A vacina das doenças infeciosas é administrada entre as 8 e as 9 semanas de idade, quando os gatinhos deixam de estar protegidos pelos anticorpos maternos, o que os torna particularmente vulneráveis às doenças.

A vacina contra o vírus da Leucemia Felina (FeLV), está recomendada, principalmente para os gatinhos com acesso ao exterior e em casos onde haja co-habitantes infetados com a doença. Antes do gatinho ser vacinado com esta vacina, é necessário fazer um teste para saber se é ou não portador da doença.

O plano de vacinação de cães e gatos deve ser bem estruturado e cumprido com rigor, sendo recomendável que organize as vacinas de reforço em intervalos regulares de forma a garantir uma imunidade continuada do seu animal. A vacina das doenças infeciosas, é reforçada mensalmente até às 16 semanas, com reforço às 26 semanas e passando a partir dessa altura a ter uma toma anual. Por sua vez, a vacina da raiva pode ser reforçada anualmente ou a cada três anos, devendo consultar o seu Médico Veterinário.

Coelhos: A primeira vacinação dos coelhos destina-se a criar defesas contra a Mixomatose e a Doença Hemorrágica Viral. A vacina pode ser administrada nos coelhos a partir das 8 semanas de idade, sendo o seu reforço realizado anualmente (dependo do tipo de vacina utilizado).

 

Seja cão, gato ou coelho, vacinar é fundamental para potenciar uma vida mais longa e saudável. Assim, quando acolher no seu lar um novo membro da família aconselhe-se com o médico veterinário, definindo o plano vacinal e cumprindo o mesmo. No Hospital Veterinário +Ani+ temos uma equipa experiente e disponível para o acompanhar 365 dias, 24h por dia.

Poderá contactar-nos pelo 935 450 515 ou efetuar um pedido de marcação de consulta através do nosso formulário online.

 

Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!

Artigo escrito pela Enfermeira Veterinária Polyana Viana do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+.

Enfermeira Veterinaria Polyana Viana