Tal como os seres humanos, o nosso cão ou gato também tem vários tipos de dentes (incisivos, caninos, pré-molares e molares), tendo cada um deles uma função diferente e precisando também de cuidados diários para evitar futuros dissabores.
- Os incisivos são os dentes pequenos que estão na parte da frente da boca e são usados para raspar.
- Os caninos são os dentes longos e pontiagudos que estão na parte da frente, logo atrás dos dentes incisivos, e são usados para triturar ou segurar em objetos.
- Os dentes pré-molares são afiados, estão atrás dos caninos e são usados para mastigar ou triturar.
- Os dentes molares estão atrás dos pré-molares e são usados para partir a comida mais dura, tais como biscoitos ou ração seca.
Tempo de erupção da dentição de leite e da dentição definitiva em cães e gatos
Tanto os cachorros como os gatinhos nascem sem dentes. Ao longo das semanas seguintes ao seu nascimento vão crescendo os dentes de leite e ao fim de alguns meses estes últimos são substituídos pelos dentes definitivos (ver tabela 1).
Quantidade de dentes de leite e definitivos em cães e gatos
Os cachorros têm 28 dentes de leite, enquanto os gatinhos têm apenas 26 dentes. Em idade adulta, os cães têm 42 dentes definitivos e os gatos têm 30 dentes, tal como poderá verificar na tabela 2.
Precisa de mais informações? A sua mascote está com problemas na dentição? Nota que tem dificuldades em comer? Gostaria de ter dicas sobre a higiene oral do seu pequenote? Não hesite em contactar-nos para receber esclarecimentos de um dos nossos médicos veterinários sobre estas ou outras questões, bem como para efetuar uma consulta de diagnóstico ou prevenção.
Saiba mais sobre os nossos serviços, acompanhando-nos pelo Facebook e Instagram para estar sempre a par de todas as novidades.
Artigo escrito pela médica veterinária Paula Couto do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+