Com a chegada do Natal devemos redobrar os cuidados com as nossas mascotes, por isso, consideramos relevante enumerar alguns alertas importantes e dicas de como proteger os nossos pequenotes nesta época festiva.
Comecemos por referir alguns alimentos PROIBIDOS:
- Chocolate
- Nozes macadâmia
- Cebola e alho
- Uvas e uvas passas
- Alimentos com xilitol
- Ossos e espinhas
- Comida para humanos ou restos da mesa
No Natal, a tendência para termos uma mesa recheada de doces é inevitável.
O açúcar é considerado um dos alimentos mais tóxicos para os nossos fiéis amigos, porque pode desencadear problemas graves, mesmo que em pequenas quantidades. Muitas vezes temos tendência para considerar que um bocadinho de longe a longe, não vai fazer mal, mas estamos enganados! Os animais devem ter uma alimentação equilibrada, com os nutrientes necessários ao bom funcionamento do seu organismo e desenvolvimento do seu corpo e bem-estar. Ingerir doces ou alimentos desadequados, podem promover uma série de patologias, entre elas a acumulação de tártaro e outros problemas dentários, a obesidade e diabetes, que se não forem detetados a tempo podem trazer graves consequências aos nossos amigos de quatro patas.
Dicas:
Para que os nossos companheiros não estejam sempre em busca do que não devem, muito pode contribuir a educação desde pequenino ou até mesmo um treino especializado.
Um bom treino pode-os ajudar a controlarem as suas vontades doidas de assaltar a nossa mesa de Natal.
Outra dica passa por prevenir e, por isso, procure nunca os deixar sozinhos na cozinha ou sala (ou outra divisão onde tenha os alimentos referidos) para que não “caiam em tentação”.
Para que tenhamos todos um Natal feliz e harmonioso sem problemas nem urgências, procure ter uma atenção redobrada! Todavia, se ocorrer algum incidente, é muito importante que leve o seu pet, o mais rapidamente possível, até ao seu médico veterinário. Atuar de forma célere é importante e pode mesmo fazer a diferença em casos de intoxicação. No +Ani+ estamos disponíveis com urgências 24h, todos os dias do ano, por isso, não hesite em pedir-nos auxílio pelo 935 450 515 e em trazer o seu pet para ser tratado pela nossa equipa veterinária.
Lembre-se: cães saudáveis, donos felizes!
Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!
Artigo escrito pela Assistente de Hotel Diana Mesquita do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+.