Tudo sobre Doença Poliquística Renal

A doença poliquística renal é uma patologia na qual os rins desenvolvem pequenos quistos repletos de fluido, que vão aumentando de número e de tamanho com o passar do tempo. O aumento destes quistos leva a que o tecido renal normal fique comprometido e conduza mesmo a insuficiência renal.

Esta patologia é congénita e hereditária. Ocorrendo em raças características. Pode ser diagnosticada a partir dos 8/10 meses de idade através de um exame ecográfico ou através de um teste sanguíneo no qual se testa a presença /ausência de uma mutação específica no gene PKD1.

Neste âmbito, importa referir que os gatos Maine Coon têm esta doença, mas não a mutação neste gene em particular, por isso o teste mencionado não tem utilidade nesta raça em particular. Há, ainda, a ressalvar que o teste genético não avalia a gravidade da patologia, portanto a ecografia para o diagnóstico e em especial para a monitorização da progressão desta patologia, juntamente com análises sanguíneas e urinárias periódicas, são essenciais para a correta avaliação/monitorização clínica.

Quais os sinais clínicos da Doença Poliquística Renal?

Os sinais clínicos são os mesmos que nas patologias renais de outras origens, isto é:

  • aumento da sede;
  • aumento da diurese;
  • redução do apetite;
  • perda de peso;
  • náuseas e vómitos.

Esta doença é crónica, progressiva e incurável. Os animais que expressem esta alteração NÃO devem ser usados para reprodução, uma vez que a vão transmitir à sua descendência. Só através da exclusão destes animais das linhas usadas para reprodução se consegue a redução da prevalência desta patologia.

Qual é o tratamento da Doença Poliquística Renal?

O tratamento médico que é possível fazer consiste em terapia de suporte, dieta renal, fluidoterapia e medicações ajustadas à fase em que a doença renal se encontre.

Existem raças predispostas à Doença Poliquística Renal?

SIM!

As raças predispostas são várias, podemos, contudo, fazer uma distinção de risco mediante a probabilidade de incidência da mesma, Elevado Risco, Risco Moderado e Risco Baixo.

⚠️⚠️⚠️ RISCO ELEVADO

– Persas (35-50% dos animais!)
– Cruzados de persa:
– Exotico
– Himalaia
– American Shortair
– Scotish Fold
– British Shortair

⚠️⚠️ RISCO MODERADO

– Asiático
– Birmanês
– Cornish Rex
– Devon Rex
– Ragdol
– Snowshoe
– Tiffanie

⚠️ BAIXO RISCO

– Angora
– Abisínio
– Balinês
– Bengal
– Chartreux
– Mau Egipcio
– Korat
– Somali
– Tonquinês
– Maine Coon
– Bosques da Noruega
– Occicat
– Oriental Longhair
– Oriental Shortair
– Azul Rússia
– Siamês
– Singapura
– Turkish Van

Se tem um gatinho de uma das raças mencionadas, aconselhamos a procurar aconselhamento veterinário no sentido de poder realizar os testes e, em caso necessário, proceder ao tratamento o mais primariamente possível. No Hospital veterinário +Ani+ dispomos de médicos veterinários especializados e experientes para o ajudarem. 

Para qualquer esclarecimento ou marcações, por favor, contacte-nos pelo 935 450 515 ou por mensagem privada nas redes sociais de Facebook e Instagram.

Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!

Artigo escrito pela médica veterinária Helena Monteiro do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+

dra helena monteiro