Vantagens e desvantagens

 

A escolha da alimentação do nosso animal de estimação é bastante importante, pois esta interfere diretamente com a saúde e o desenvolvimento do mesmo. É normal ter algumas questões na hora da sua escolha, mas não se preocupe, pois estamos aqui para o ajudar.

Existem dois tipos de alimentação, a ração e a alimentação natural. Neste artigo vamos falar um pouco destas 2 opções:

  • A ração é um alimento industrializado preparado com todos os nutrientes que o seu animal necessita para ter uma alimentação equilibrada e saudável.

No mercado, podemos observar uma vasta gama de marcas, que tem como objetivo atender o melhor possível às necessidades do seu animal.

Além disso, existem as chamadas gamas veterinárias de tratamento, que consistem em rações compostas por determinados ingredientes que ajudam no tratamento/controlo de patologias.

Por exemplo, se o seu animal for doente renal, deverá optar por uma ração renal, pois esta é confecionada com uma redução de certas substâncias que são prejudiciais para os rins. Também são rações mais palatáveis, pois o doente renal tende a ter um apetite mais caprichoso.

 

  • A alimentação natural, tal como o nome diz, é uma alimentação equilibrada e saudável, baseada em ingredientes naturais, que não estão sujeitos a nenhum tipo de processamento ou conservantes. Esta alimentação normalmente é confecionada pelo tutor, de acordo com as recomendações do seu médico veterinário. É extremamente importante seguir à risca a dieta prescrita, pois caso não aconteça, o animal pode sofrer vários défices nutricionais.

Podemos assim concluir, que apesar de ambas serem saudáveis e equilibradas, a ração acaba por ser a escolha mais prática no dia a dia e, talvez, também a mais segura, garantindo que não há qualquer défice de nutrientes necessários ao desenvolvimento e bem-estar dos nossos animais de companhia. Esta encontra-se pronta a comer, enquanto a alimentação natural deve ser preparada diariamente, pois não possui uma durabilidade alta, ao contrário da primeira. Também é mais prática a nível nutricional, pois basta consultar as tabelas nutricionais, disponíveis nos sacos de ração, e oferecer as gramas que se encontram tabeladas. Por fim, e não menos importante, também é mais económico comprar um saco de ração do que todos os ingredientes necessários para a dieta natural.

 

Nunca se esqueça que cada animal de companhia é um ser único, com características distintas, de modo que a melhor opção é sempre seguir as recomendações do médico veterinário que o acompanha.

No nosso Hospital Veterinário, tem a possibilidade de agendar uma consulta de nutrição para o seu pet e encontrar na nossa Pet Shop aquelas que a nossa equipa clínica acredita serem as melhores opções para a alimentação da sua mascote.

 

Poderá contactar-nos pelo 935 450 515 e acompanhar os nossos conteúdos no Facebook ou Instagram.

 

Artigo escrito pela Enfermeira Veterinária Carina Gonçalves do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+ .

Enfermeira Veterinária Carina Gonçalves