A dentição temporária é aquela que surge quando são pequenos e vai mudando com a idade. No caso dos cães, é composta por 28 dentes, dos quais 12 incisivos, 4 caninos, 12 pré-molares. Os gatinhos têm uma dentição primária composta por 26 dentes, dos quais 12 incisivos, 4 caninos e 10 pré-molares.

Com o avançar das semanas, por volta dos 3 meses de idade, vão caindo primeiro os dentinhos da frente (tanto em cães como em gatos), seguindo-se os caninos e os pré-molares (4-6 meses).

Nesta fase, os nossos bichinhos mordem tudo, inclusive cadeiras, sapatos e outros objetos que não os seus brinquedos. Se encontrar vestígios de sangue nas marcas das mordidas, não se preocupe, pois é algo natural no processo de perda de dentes. Relativamente aos dentes que caem, poderá encontrá-los pela casa ou não, pois na maioria das vezes os nossos pequenotes engolem-nos e não deve preocupar-se com isso.

No final da mudança, os cães ficam com 42 dentes definitivos – 12 incisivos, 4 caninos, 16 pré-molares, 10 molares – e os gatos ficam com uma dentição definitiva composta por 30 dentes – 12 incisivos, 4 caninos, 10 pré-molares e 4 molares.

Os molares são os dentes mais escondidos que têm como principal função mastigar a comida e surgem apenas na dentição permanente, por volta dos 5-7 meses em cães e dos 4-5 meses em gatos.

É muito importante a avaliação feita pelo médico veterinário nas consultas de rotina, principalmente nas idades de mudança de dentição, pois podem surgir problemas no desenvolvimento, como por exemplo a permanência de dentes de leite que é muito comum em cães de raças pequenas (Yorkshire terriers, Poodles miniatura, Lulu da Pomerania, etc) devido a fatores genéticos. Nestes casos, é recomendada a extração dos dentes de leite de modo a evitarmos problemas como a doença periodontal e a má oclusão da boca, que por sua vez leva ao surgimento de feridas e dificuldades na alimentação.

Nunca se esqueça que uma boca saudável é essencial para uma vida saudável. Aconselhe-se com o seu médico veterinário sobre como realizar a higiene oral do seu pet e qual a ração mais adequada.

Para mais informações, consulte o nosso site, Facebook e Instagram ou efetue marcação de consulta pelo 935 450 515.

Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!

Artigo escrito pela Estagiária de Medicina Veterinária Márcia Morim do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+

Estagiária_Márcia Morim