Sabia que, na presença de condições ambientais favoráveis, o ciclo de vida da pulga tem a duração aproximada de 30 dias?
Nesse período de tempo as pulgas vão sofrendo alterações ao longo de 4 fases:
- os ovos transformam-se em larvas,
- as larvas convertem-se em pupas
- e estas últimas evoluem para a forma adulta das pulgas que se alimentam do sangue dos nossos cães e gatos.
As pulgas adultas representam cerca de 5% da população de pulgas e são as que residem nos animais sendo que as outras formas – ovos, larvas e pupas- se encontram no meio ambiente (que inclui as nossas casas). Caso as condições ambientais (temperatura e humidade) não sejam as ideais, as pupas têm a particularidade de conseguirem sobreviver no meio ambiente durante meses. Esta capacidade de sobrevivência implica que a sua eliminação em casas infestadas se torne, por vezes, num autêntico desafio!
O principal sinal de que um cão/gato está parasitado por pulgas é a presença de prurido (comichão). Contudo, em grande parte dos casos o problema não fica por aí…
O facto de se coçarem constantemente conduz a uma irritação constante da pele que, para além de grande desconforto, pode desencadear infeções cutâneas secundárias. Alguns animais apresentam inclusive alergia à saliva da pulga, o que se traduz no desenvolvimento de uma dermatite alérgica á picada da pulga (DAPP) que requer tratamento dirigido. Como se não bastasse, as pulgas são ainda vetores de transmissão de algumas doenças graves causadas por hemoparasitas e podem ser a causa de transmissão de um parasita intestinal – dipylidium caninum.
Embora a predominância das pulgas seja mais evidente nas estações de Primavera/Verão, pois as temperaturas destas estações propiciam condições mais favoráveis ao seu desenvolvimento, cada vez mais encontramos pulgas a afligir as nossas mascotes em qualquer altura do ano. É deste modo fundamental a administração de desparasitantes externos que protejam os nossos cães e gatos ao longo de todo o ano.
Informe-se com o seu médico veterinário sobre a melhor opção para o seu patudo. Marque consulta através do 935 450 515 ou por mensagem privada no Facebook e Instagram para ter a sua mascote protegida todo o ano.
Hospital Veterinário +Ani+: muito mais do que um hospital!
Artigo escrito pela Médica Veterinária Diana Carvalho do Hospital Veterinário +Ani+ para o Blog +Ani+